Sinal de riqueza e identificação cultural, os brincos surgiram por volta de 2500 a.C. Recheados de crenças e significados, até hoje esse tipo de adereço faz parte da estética de muitas pessoas como um acessório indispensável para qualquer ocasião.
A Ásia e Oriente Médio marcam a origem dos brincos, com modelos em formatos de argolas e pendentes. Alguns historiadores dizem que os marinheiros usavam brincos para indicar quem tinha viajado o mundo todo ou cruzado a linha do Equador. Era ainda, uma verdadeira troca de valor, podendo ser utilizado como meio de pagamento para várias finalidades, de enterros a aquisições de propriedades.
Já os brincos com pedras preciosas eram os preferidos do império romano e simbolizavam as mulheres mais ricas da região. Porém na idade média, era muito usado pelas pessoas mais pobres, visto que nessa época o verdadeiro significado de riqueza eram os cabelos penteados e roupas mais elaboradas. É claro que esse significado durou somente por um tempo e a medida que a cultura começou a mudar e as mulheres começaram a prender mais os cabelos, os brincos voltaram a ser artigo de luxo e requinte.
Os brincos já marcaram a nossa história de diversas maneiras, passando por várias culturas com um significado único e particular de cada povo. Hoje em dia existem diversos tipos de brincos, feitos em inúmeros materiais, estilos e pedrarias.
Existem basicamente 8 tipos de brincos: argola, gota, stud, pêndulo, cascata, era cuffs e os maxi brincos.
Brinco argola: Característico pelo formato de aro, é um clássico que realmente nunca sai de moda. Reinventado e repaginado de tempos em tempos, é uma das opções mais ‘must have’ das apaixonadas por brincos. Existem versões mais simples e lisas até modelos mais elaborados e únicos. Ótimos para várias ocasiões, podem ser facilmente combinados com looks mais contemporâneos, casuais ou momentos mais marcantes e especiais.
Brinco gota: Com aparência básica e tradicional, é o tipo de brinco que dá um toque único de charme. É fácil encontrar esse tipo de adereço em diversos formatos e cores. Assim como as argolas, os brincos gota também são clássicos e nunca saem de moda.
Brinco Stud: São os clássicos ‘brincos com pérolas’. Recebe esse nome pois lembram um botão ou pino, daí o termo em inglês ‘stud’. Discretas, delicadas e minimalistas, ficam bem próximas ao lóbulo da orelha. Ficam ótimos quando combinados com outros acessórios que recebem bastante destaque, como os maxicolares, dando um toque de equilíbrio e elegância.
Brinco pêndulo: Caracterizados por terem pedras ou outros ornamentos pendurados pela joia, esse tipo de brinco é super elegante e permite explorar diversas criações de estilos. São recomendados para ocasiões mais especiais, garantindo o requinte necessário que a ocasião merece.
Brinco cascata: Bem semelhantes aos famosos ‘brincos de franja’, são joias que dão bastante presença e elegância. Com aplicações únicas e diversos tipos de pedras, criam um disposto de camadas, dando uma impressão de caírem em abundância sobre o rosto. Ótimos para momentos mais formais ou looks que necessitam uma dose extra de extravagância.
Brincos Ear Cuffs: É o tipo de joia que sobe pela orelha, começando pelo lóbulo. Esse tipo de brinco vêm conquistando um público fiel de mulheres que o estabeleceram como um verdadeiro ‘fashion trend’ nos últimos tempos. A sua aparência assimétrica adiciona modernidade e estilo ao look. São bem versáteis e combinam com diversas ocasiões e momentos.
Maxi brincos: Sabe aqueles brincos enormes? Estamos falando deles! É um tipo de joia que carrega uma dose extra de extravagância e personalidade. Encontrados em diversos formatos, tipos, cores e materiais, esse tipo de brinco sempre é o protagonista do look. São ideias para mostrar o luxo e ficam ótimos com ocasiões que exigem tal destaque. Na maioria das vezes não combinam tanto com os momentos do dia a dia e situações mais simples.
Antes de investir no brinco dos seus sonhos, é importante tomar alguns cuidados para acertar na decisão. Existem algumas dicas simples que ajudam muito na escolha e elas direcionam o tipo de brinco conforme o tipo de rosto.
Rosto quadrado: É o tipo de rosto que tem bastante equilíbrio, com as larguras da testa, maxilar e bochechas bem semelhante. O indicado para esse tipo de rosto é brincos de tamanho médio e que não ultrapassem a linha do queixo. Evite adicionar muito volume!
Rosto oval: É o tipo de rosto em que a altura é maior do que a largura. É um formato que possibilita o uso de diversos tipos de brinco. A harmonia desse formato permite abusar dos brincos.
Rosto redondo: A largura e a altura tem o mesmo tamanho. Para esse tipo de rosto o adequado é apostar em brincos mais longos, evitando opções que adicionam volume próximo ao lóbulo da orelha.
Rosto triangular: Com maxilar bem marcante e largo e a região da testa é mais estreita, abuse de brincos menores, concentrando o maior volume na área próxima da orelha.
Rosto triângulo invertido: Testa mais larga e região do maxilar mais estreita. O ideal para esse tipo de rosto é optar por brincos mais longos e volumosos, aumentando a expressão e volume na região do queixo.
Como podemos ver acima, existem diversos tipos de brincos e os brincos certos para cada tipo de rosto. O mais importante é escolher uma joia de qualidade, que seja durável, elegante e o principal: combine com você e complete o seu estilo. Aqui na Fluiarte você encontra uma linha completa de brincos em ouro 10k e 18k, de modelos mais lisos até com acabamentos em pedras de zircônia, pérola, diamante, cristal, madrepérola e safira sintética. Dispomos de uma ampla e completa linha em opções femininas e infantis. Para completar o look, aposte em um colar feito em ouro, fica lindo!
Contato
Atendimento
Políticas
CL IND. E COM. DE JOIAS CNPJ 02.613.541/0001-10 - TODOS OS DIRETOS RESERVADOS